Bom dia pessoal da Taverna, hoje venho trazer dicas de Mestre para vc que querem ser mestre ou conhecer um pouco sobre mestres... dica la do Eu gosto de RPG.
Vamos la, sao 10 dicas legais:
1. O Mestre é que dá a linha mestra da história, descreve cada cena e tudo aquilo que os personagens do jogadores percebem com seus sentidos. Os jogadores participam da história, falando e agindo de acordo com a cena descrita pelo Mestre. Dessa forma ambos Mestre e Jogadores são responsáveis por contar a história.2. O Mestre tem a última palavra na resolução dos conflitos, mas não pode ordenar que um personagem de um jogador faça algo assim ou assado.
3. O bom Mestre nunca torce contra os Personagens. O objetivo do Mestre é fazer com que todos se divirtam.
4. O Mestre nunca deve permitir que um jogador decida o que o personagem de outro jogador vai fazer.
5. O Mestre interpreta todos os outros personagens da história: Antagonistas e Figurantes.
6. O Mestre é quem decide se as ações pretendidas pelos personagens dos jogadores são possíveis ou impossíveis.
7. Ações fáceis, como abrir um porta destrancada, são sempre possíveis. Não quebre o ritmo do jogo impondo testes e rolagens de dados sem necessidade, isso cansa os jogadores.
8. Ações muito difíceis, como voar sem a ajuda de uma máquina, são impossíveis. Matenha a coesão dentro de sua história, permitir o impossível é também acabar com a graça do jogo.
9. Para aquelas ações que não são muito fáceis e nem muito difíceis é preciso tomar decisões com base em um sistema de regras. Domine, na medida do possível, as regras básicas do sistema, isso economiza tempo (evita busca regras nos livros todo o tempo) e evita “quebras” no ritmo da história.
10. O Mestre lança dados em nome dos antagonistas e figurantes. Os jogadores lançam dados por seus personagens.
Essas dicas parecem ser elementares a quem já joga, mas para quem está dando seus primeiros passos são de grande valia.
Que outras dicas vocês daria para quem está começando agora? Escreva nos cometários!
To esperando seu comentario...hehehehe...
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